Localizando sua chave de recuperação do BitLocker no Windows 10

Se seu sistema estiver solicitando sua chave de recuperação do BitLocker, as informações a seguir poderão ajudar você a localizar a chave de recuperação e saber por que ela pode ser solicitada.

Onde posso encontrar minha chave de recuperação do BitLocker?


O BitLocker garantiu o backup seguro de uma chave de recuperação antes de ativar a proteção. Há vários lugares em que sua chave de recuperação pode estar, dependendo da opção escolhida na ativação do BitLocker:

  • Em sua conta Microsoft: entre em sua conta Microsoft em outro dispositivo para encontrar sua chave de recuperação:
    • Se você tem um dispositivo moderno com suporte à criptografia automática de dispositivo, a chave de recuperação provavelmente está em sua conta Microsoft. Para saber mais, consulte Criptografia do dispositivo no Windows 10.
    • Se o dispositivo foi configurado ou a proteção do BitLocker foi ativada por outro usuário, a chave de recuperação pode estar na conta Microsoft do usuário.
  • Na impressão que você guardou: sua chave de recuperação pode estar em uma impressão que foi guardada quando o BitLocker foi ativado. Procure onde você guarda documentos importantes relacionados ao seu computador.
  • Em uma unidade flash USB: conecte a unidade flash USB ao seu computador bloqueado e siga as instruções. Se você salvou a chave como um arquivo de texto na unidade flash, use um computador diferente para ler o arquivo de texto.
  • Em uma conta do Azure Active Directory: se o dispositivo já foi conectado a uma organização usando uma conta de email corporativa ou de estudante, sua chave de recuperação pode ter sido armazenada na conta do Azure AD da organização associada ao seu dispositivo. Você poderá acessá-la diretamente ou talvez precise pedir para um administrador do sistema acessar a chave de recuperação.
  • Retida pelo administrador do sistema: se seu dispositivo estiver conectado a um domínio (geralmente um dispositivo do trabalho ou escola), peça sua chave de recuperação a um administrador do sistema.

O que é minha chave de recuperação do BitLocker?


Sua chave de recuperação do BitLocker é uma senha numérica exclusiva de 48 dígitos que pode ser usada para desbloquear seu sistema se o BitLocker não conseguir confirmar de outra forma se a tentativa de acesso à unidade do sistema está autorizada. Essa chave pode ser armazenada em sua conta Microsoft, impressa ou salva como arquivo ou em uma organização que esteja gerenciando o dispositivo. O requisito para uma chave de recuperação nesses casos é um componente essencial da proteção que o BitLocker fornece seus dados.

Por que o Windows está solicitando minha chave de recuperação do BitLocker?


BitLocker é a tecnologia de criptografia do Windows que protege os dados contra o acesso não autorizado criptografando sua unidade e exigindo um ou mais fatores de autenticação antes de desbloqueá-lo, seja para uso normal do Windows ou por uma tentativa de acesso não autorizado. O Windows exigirá uma chave de recuperação do BitLocker ao detectar uma condição insegura que pode ser uma tentativa não autorizada de acessar os dados. Essa etapa extra é uma precaução de segurança para manter seus dados seguros. Algumas mudanças no hardware, firmware ou software podem apresentar condições que o BitLocker não pode distinguir de um possível ataque. Nesses casos, o BitLocker pode exigir a segurança extra da chave de recuperação, mesmo se o usuário for o proprietário autorizado do dispositivo. Isso é para confirmar se realmente é um usuário autorizado do dispositivo que está tentando desbloqueá-lo.

Como o BitLocker foi ativado no meu dispositivo?


Há três formas comuns de o BitLocker começar a proteger seu dispositivo:

  • Seu dispositivo é um dispositivo moderno que atende a determinados requisitos para habilitar automaticamente a criptografia do dispositivo: nesse caso, a chave de recuperação do BitLocker será salva automaticamente em sua conta Microsoft antes da ativação da proteção.
  • Um proprietário ou administrador do dispositivo ativou a proteção do BitLocker (também chamada de criptografia do dispositivo em alguns dispositivos) por meio do app Configurações ou do Painel de Controle: nesse caso, o usuário que ativou o BitLocker selecionou onde salvar a chave ou (no caso de criptografia de dispositivo) ela foi salva automaticamente em sua conta Microsoft.
  • Uma organização corporativa ou escolar que gerencia seu dispositivo (atualmente ou no passado) ativou a proteção do BitLocker em seu dispositivo: nesse caso, a organização pode ter sua chave de recuperação do BitLocker.

O BitLocker sempre é ativado por ou em nome de um usuário com acesso administrativo total ao seu dispositivo, seja você, outro usuário ou uma organização que gerencia seu dispositivo. O processo de configuração do BitLocker impõe a criação de uma chave de recuperação no momento da ativação.

Se não for possível localizar a chave de recuperação do BitLocker necessária nem reverter a alteração de configuração que possa tê-la tornado necessária, você precisará restaurar o dispositivo usando uma das opções de recuperação do Windows 10. Restaurar o dispositivo removerá todos os seus arquivos.