A memória utilizável pode ser menor do que a memória instalada em computadores baseados no Windows 7

Sintomas

Em um computador que está executando o Windows 7, a memória utilizável (RAM) pode ser menor do que a memória instalada. Por exemplo, uma versão de 32 bits do Windows 7 pode relatar que há apenas 3,5 GB de memória do sistema utilizável em um computador que tem 4 GB de memória instalados. Ou, uma versão de 64 bits do Windows 7 pode relatar que há apenas 7,1 GB de memória do sistema utilizável em um computador que tem 8 GB de memória instalado. Nota A quantidade de memória utilizável nos exemplos não são quantidades exatas. Memória utilizável é uma quantidade calculada da memória física total menos memória “hardware reservado”. Para visualizar a memória instalada e a memória utilizável no Windows 7, siga estas etapas:

  1. Clique em Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Computador e, em seguida, clique em Propriedades.
  2. Veja o valor da memória instalada (RAM) no sistema. Por exemplo, se ele exibe 4,00 GB (3,5 GB utilizável), isso significa que você tem 3,5 GB de memória utilizável de 4 GB de memória instalada.

Causa

Isso é esperado comportamento em computadores que estão executando o Windows 7. A redução na memória do sistema disponível depende da configuração do seguinte:

  • Os dispositivos que estão instalados no computador e a memória que é reservado por esses dispositivos
  • A capacidade da placa-mãe para lidar com a memória
  • A versão e as configurações do System BIOS
  • A versão do Windows 7 que está instalada (Por exemplo, o Windows 7 Starter Edition suporta apenas 2 GB de memória instalada.)
  • Outras configurações do sistema

Por exemplo, se você tem uma placa de vídeo que tem 256 MB de memória a bordo, essa memória deve ser mapeada dentro dos primeiros 4 GB de espaço de endereço. Se 4 GB de memória do sistema já estiverem instalados, parte desse espaço de endereço deve ser reservado pelo mapeamento gráfico da memória. O mapeamento gráfico da memória substitui uma parte da memória do sistema. Essas condições reduzem a quantidade total de memória do sistema que está disponível para o sistema operacional. Para obter mais informações sobre como determinar como a memória é usada em seu computador, consulte o tópico“Alocaçãode memória física no Windows 7″ na seção “Mais Informações”.

O que você pode tentar

Existem várias situações adicionais que podem fazer com que a RAM utilizável seja menor do que o esperado. Esses problemas e possíveis soluções estão listados aqui:

Verifique as configurações da configuração do sistema

Este problema pode ocorrer porque a opção de memória máxima é selecionada incorretamente. Para corrigir isso, siga estas etapas:

  1. Clique emdigite msconfig nos programas de pesquisa e caixa de arquivos e, em seguida, clique em msconfig na lista de programas.
  2. Na janela de configuração do sistema, clique em opções avançadas na guia Boot.
  3. Clique para limpar a caixa de verificação de memória máxima e, em seguida, clique ok.
  4. Reinicie o computador.

Atualize o sistema BIOS

O problema pode ocorrer porque o sistema BIOS está desatualizado. Se você tem um computador mais antigo, o sistema pode ser incapaz de acessar toda a RAM instalada. Neste caso, você tem que atualizar o sistema BIOS para a versão mais recente. Para atualizar o BIOS em seu computador, visite o site do fabricante do seu computador para baixar a atualização BIOS. Ou, entre em contato com o fabricante do computador para obter ajuda.

Verifique as configurações bios

O problema pode ocorrer porque algumas configurações de BIOS estão incorretas.

  • Ativar o recurso de remapeamento de memória Verifique as configurações bios para ver se o recurso de remapeamento de memória está ativado. O remapeamento da memória dá ao Windows acesso a mais memória. Você pode ativar o recurso de remapeamento de memória no BIOS, iniciando a configuração do sistema. Consulte o Guia do Usuário para obter instruções sobre como iniciar a configuração do sistema no computador. O nome para o recurso de remapeamento de memória pode ser diferente para diferentes fornecedores de hardware. Isso pode ser listado como remapeamento de memória, extensão da memória, ou algo semelhante. Esteja ciente de que seu computador pode não suportar o recurso de remapeamento de memória.
  • Alterar o tamanho da abertura de vídeo AGP nas configurações bios Verifique as configurações bios para ver quanta memória você alocou para abertura de vídeo AGP. Esta é a memória que o sistema está compartilhando com o cartão de vídeo que é usado para mapeamento de textura e renderização. Esta memória não seria usada pelo sistema, porque é bloqueado pelo cartão de vídeo. Você pode ajustar o tamanho da abertura de vídeo AGP no BIOS. As configurações padrão são “32MB”, “64MB”, “128MB” e “Auto”. Depois de alterar essa configuração no BIOS, reiniciar o computador e, em seguida, verificar a memória utilizável. Você pode testar cada configuração para ver qual oferece os melhores resultados.

Verifique possíveis problemas com a RAM física

O problema pode ocorrer porque há problemas com a RAM física instalada.

  • Verifique se você tem módulos de memória ruim Para verificar se você está enfrentando esse problema, desligue o computador, desligue o computador e, em seguida, troque a ordem da memória.
  • Certifique-se de que o arranjo da memória está correto Consulte o Guia do Usuário do computador para determinar em que ordem os módulos de memória devem ser inseridos nos slots de memória. O sistema pode exigir que você use slots específicos quando você não está usando todas as faixas horárias disponíveis. Por exemplo, o computador tem quatro vagas disponíveis. Mas você pode ter que usar slot 1 e slot 3 se você quiser usar apenas dois módulos de memória.
  • Verifique se os cartões de impasse de memória são usados Se você usar um cartão de impasse de memória para armazenar vários módulos de memória no computador, o sistema pode exigir configurações específicas para esse cenário. Portanto, a memória utilizável pode ser menor do que o esperado.

Informações adicionais

As seções a seguir oferecem informações adicionais sobre a alocação de memória conforme relatado no Monitor de Recursos, descrevem a terminologia usada e oferecem informações adicionais sobre relatórios de memória e limitações de memória no Windows 7.

Alocação de memória física no Windows 7

A tabela a seguir mostra como o Monitor de Recursos categoriza a memória atualmente instalada em um computador baseado no Windows 7.

Alocação de memóriaDescrição
Hardware reservadoMemória que é reservada para uso pela BIOS e alguns motoristas para outros periféricos
Em usoMemória que é usada por processo, motoristas ou o sistema operacional
ModificadoMemória cujo conteúdo deve ir para o disco antes que ele possa ser usado para outro propósito
EsperaMemória que contém dados em cache e código que não está ativamente em uso
LivreMemória que não contém dados valiosos e que serão usadas primeiro quando processos, motoristas ou o sistema operacional precisarem de mais memória

Nota Para ver como a memória instalada é alocada no Windows 7, siga estas etapas:

  1. Clique emdigite monitor de recursos nos programas de pesquisa e caixa de arquivos e, em seguida, clique no Monitor de Recursos na lista de programas.
  2. Clique na aba Memória e, em seguida, veja a seção memória física na parte inferior da página.

Status de memória no Windows 7

A tabela a seguir define o status atual relatado por Monitores de Recursos da memória instalada em um computador baseado no Windows 7.

Alocação de memóriaDescrição
DisponívelQuantidade de memória (incluindo espera e memória livre) que está imediatamente disponível para uso por processos, motoristas e o sistema operacional
CacheQuantidade de memória (incluindo espera e memória modificada) que contém dados e código em cache para acesso rápido por processos, motoristas e o sistema operacional
TotalQuantidade de memória física que está disponível para o sistema operacional, drivers de dispositivos e processos
InstaladoQuantidade de memória física instalada no computador

Relatórios de memória do Windows 7

O Windows 7 informa a quantidade de memória física atualmente instalada no seu computador. Os sistemas operacionais baseados no Windows NT antes do Relatório P1 do Windows Vista Service Quanto a memória está disponível para o sistema operacional. A memória disponível relatada nestas versões anteriores do Windows não inclui memória reservada por hardware. Esta é uma mudança de relatório apenas. Você verá essa alteração de relatório no Windows Vista SP1 e versões posteriores do Windows nos seguintes locais:

  • O valor da RAM no Welcome Center
  • O valor da memória na parte inferior das janelas do meu computador
  • O valor da memória nas janelas das propriedades do sistema
  • A quantidade total de valor de memória do sistema da página de detalhes de exibição e impressão do item de informações de desempenho e ferramentas no Painel de Controle

Além disso, a ferramenta system information (Msinfo32.exe) exibe as seguintes entradas na página resumo do sistema:

  • Memória física instalada (RAM)
  • Memória física total
  • Memória física disponível

O relatório na seguinte ferramenta de diagnóstico não mudou:

  • A guia de desempenho no Gerenciador de Tarefas

Quando a RAM física que é instalada em um computador é igual ao espaço de endereço que é suportado pelo chipset, a memória total do sistema que está disponível para o sistema operacional é sempre menor do que a RAM física que está instalada. Por exemplo, considere um computador que tenha um chipset Intel 975X que suporta 8 GB de espaço de endereço. Se você instalar 8 GB de RAM, a memória do sistema que está disponível para o sistema operacional será reduzida pelos requisitos de configuração pci. Neste exemplo, os requisitos de configuração de PCI reduzem a memória disponível para o sistema operacional por uma quantidade que está entre aproximadamente 200 MB e aproximadamente 1 GB. A redução depende da configuração.

Limites de memória física no Windows 7

A tabela a seguir especifica os limites na memória física para as diferentes versões do Windows 7.

VersãoLimite no Windows de 32 bitsLimite no Windows de 64 bits
Windows 7 Ultimate4 GB192 GB
Windows 7 Enterprise4 GB192 GB
Windows 7 Profissional4 GB192 GB
Windows 7 Home Premium4 GB16 GB
Windows 7 Home Basic4 GB8 GB
Windows 7 Starter2 GB2 GB

Para obter mais informações sobre os limites de memória para lançamentos do Windows, clique no seguinte link para visualizar o artigo no site da Microsoft:

Limites de memória para lançamentos do Windows

Referências

Os produtos de terceiros mencionados neste artigo são produzidos por empresas independentes da Microsoft. A Microsoft não oferece nenhuma garantia, implícita ou não, do desempenho ou da confiabilidade desses produtos.